Durante a operação “Fauna Livre II”, deflagrada na terça-feira (13) em Castanhal, a Polícia Civil do Pará resgatou 52 pássaros e um cachorro, e autuou sete pessoas por crimes relacionados à venda e guarda ilegal de animais silvestres. A ação foi coordenada pela Delegacia de Proteção Animal, da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Polícia Científica.
Os animais apreendidos foram avaliados por veterinários. Aqueles que estavam em boas condições foram reintroduzidos na natureza, enquanto o cachorro resgatado ficou sob os cuidados de um tutor responsável.
O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, anunciou que “os termos circunstanciados foram lavrados e um inquérito por portaria foi instaurado para avaliar e investigar os casos.”
O diretor da Demapa, delegado Dilermano Tavares, enfatizou que a operação não só visa resgatar os animais, mas também conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna. “Pedimos à população que denuncie qualquer irregularidade envolvendo animais domésticos ou silvestres pelo canal 181 ou diretamente na Demapa. Nosso objetivo é proteger as espécies e combater o tráfico e os maus-tratos,” afirmou Tavares.
Leia também:
Deixe um comentário