Entre os dias 8 e 11 de abril, a Polícia Civil do Pará, em colaboração com a Polícia Militar, realizou a prisão de seis indivíduos ligados a uma facção criminosa que operava no bairro do Tenoné, em Belém. A operação, coordenada pela Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC), abrangeu os municípios de Belém e Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana.
Os mandados de prisão foram expedidos pela Vara de Combate ao Crime Organizado, após solicitação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
Além da suspeita de participação em uma organização criminosa, os detidos estão sendo investigados por extorsão. De acordo com as investigações, eles estariam envolvidos em ameaças e extorsões a empresários dos bairros do Tapanã, Tenoné e Icoaraci.
O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, ressaltou a importância da operação no combate às organizações criminosas no estado. Ele afirmou que as investigações continuarão e que novas prisões serão realizadas. Até o momento, já foram capturadas cerca de 38 pessoas por extorsão neste ano.
Por sua vez, Claudio Galeno, titular da DRFC, destacou que a ação policial foi fruto da união entre as forças da Polícia Civil do Pará e ressaltou que as prisões demonstram o compromisso da polícia em combater os crimes praticados por associações criminosas. Ele enfatizou que a operação foi realizada em conjunto com diversas unidades da Polícia Civil, principalmente a Diretoria de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), e a Diretoria de Polícia Metropolitana.
Leia também:
Deixe um comentário