Paysandu x Remo: semifinal da Copa Verde abre sequência de quatro clássicos consecutivos

Nesta quarta-feira (3), a dupla se enfrenta pela semifinal da Copa Verde, no Mangueirão, às 20h, e abre sequência de quatro clássicos consecutivos no ano, comportando também o jogo da volta e dois outros confrontos válidos pela final do Campeonato Paraense.

Se Paysandu e Remo figuram uma das maiores rivalidades do Brasil, o calendário de 2024 prevê o clima esquentando em Belém, dentro das quatro linhas. Nesta quarta-feira (3), a dupla se enfrenta pela semifinal da Copa Verde, no Mangueirão, às 20h, e abre sequência de quatro clássicos consecutivos no ano, comportando também o jogo da volta e dois outros confrontos válidos pela final do Campeonato Paraense.

O Papão da Curuzu estreou na segunda fase do torneio, e teve que superar Rio Branco-AC e Manaus-AM para alcançar esta etapa. O Leão partiu do mesmo ponto na competição, e derrubou também duas equipes do Norte do país, Trem-AP e Amazonas-AM.

O Paysandu chega para o clássico vindo de bons números no retrospecto do confronto direto com o maior rival. São quatro embates sem ser derrotado, completando mais de um ano do último revés, que aconteceu no jogo de ida da semifinal da Copa Verde de 2023.

Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil, o Papão segue firme nas outras duas competições que disputa, tendo o rival Remo pela frente em ambos os mata-matas, por onde irão se enfrentar mais três vezes consecutivas além do jogo desta quarta-feira. O Paysandu abre a série atuando em casa, embora todos os jogos estejam marcados para acontecer no Mangueirão.

Ainda nesta temporada, o Bicola tem pela frente a Série B do Campeonato Brasileiro, competição que disputará depois do acesso na temporada passada digno de cinema, e que rendeu muitas farpas para o rival, que parou ainda na primeira fase, lutando contra o descenso.

O Remo venceu o Paysandu em clássicos pela última vez no dia 26 de março do ano passado, por 1 a 0, quando iniciou a disputa da semifinal da Copa Verde com vantagem, mas ainda assim acabou eliminado no embate seguinte. Além disso, esse foi o único triunfo do clube nos últimos sete clássicos Re-Pa.

O confronto se aproxima de completar 110 anos no próximo mês de junho, e segue trazendo o Leão Azul com grande margem a frente do rival. São 267 vitórias contra apenas 243 do Bicola, além de três gols marcados a mais. Os 771 confrontos também registram 261 empates.

Na Copa Verde, o Remo vem de duas vitórias e um empate, enquanto o Paysandu de duas vitórias e uma derrota. Por isso, o Leão terá a vantagem de mandar o segundo embate.

O momento que o clube se encontra também é bastante positivo para ter pela frente jogos pesados na capital paraense. São sete jogos sem derrota entre as competições que ainda joga, sendo seis vitórias e apenas um empate. Estes números refletem a campanha do paraguaio Gustavo Morínigo no comando, já que o treinador estreou justamente no início deste período, e ainda não perdeu.

Leia também: