Paysandu marca com Esli García e adia o sonho do acesso do Novorizontino

Com a ajuda do Papão, o Santos, líder com 68 pontos, mesmo entrando em campo apenas neste domingo, é matematicamente o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

Apesar de ter saído na frente, o Novorizontino perdeu a chance de dar mais um passo rumo ao acesso para a elite nacional e ficou apenas no empate com o Paysandu, por 1 a 1, neste sábado (16), em duelo válido pela 37ª e penúltima rodada, que foi disputado no estádio Jorge Ismael de Biasi.

Com a ajuda do Papão, o Santos, líder com 68 pontos, mesmo entrando em campo apenas neste domingo, é matematicamente o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

Isso porque, o Novorizontino era o único time que ainda tinha chance de alcançar o Santos na tabela, mas com o empate isso não é mais possível. O time do interior foi aos 64 pontos e segue na terceira colocação, porque o Mirassol, também com 64, tem melhor saldo de gols: 15 a 13. 

Já o Paysandu, que está apenas cumprindo tabela nesta reta final de Série B, é 13º com 47. O Santos, com 68 pontos, não pode mais ser alcançado por nenhum concorrente, mesmo antes de entrar em campo, neste domingo, diante do CRB, na Vila Belmiro.

Precisando da vitória para ficar ainda mais perto do acesso, o Novorizontino teve mais posse de bola durante o primeiro tempo, criou chances, mas não saiu do zero com o Paysandu antes do intervalo. A principal chance veio aos 30 minutos, quando Geovane disparou de fora da área e obrigou Matheus Nogueira a se esticar inteiro para mandar para escanteio.

O Paysandu se defendia bem, mas não conseguia levar perigo ao gol de Jordi. Já nos minutos finais, aos 30, Neto Pessoa teve outra oportunidade para o Novorizontino, quando recebeu livre na área, mas mandou por cima do gol do goleiro Matheus Nogueira. Por isso, o duelo foi para o segundo tempo com o empate sem gols.

Na volta do intervalo, tudo mudou. Logo aos sete minutos, em um lance parecido com o que aconteceu no primeiro tempo, Geovane arriscou um chute de praticamente o meio-campo e contou com uma falha do goleiro Matheus Nogueira para ver a bola morrer no fundo da rede, colocando o Novorizontino em vantagem.

Porém, aos 28 minutos, Luisão acabou expulso ao levar o segundo amarelo por entrada em Kevyn e deixou o Novorizontino com um jogador a menos. No lance seguinte, o Paysandu empatou. Na própria cobrança de falta, Esli Garcia mandou na área e a bola desviou na defesa, matando o goleiro Jordi.

A partir daí, o Novorizontino se mandou ao ataque em busca da vitória e aos 32, Pablo Dyego pegou uma sobra na área e mandou na trave. Nos minutos finais, o duelo seguiu movimentado, mas nenhuma das duas equipes voltou a balançar as redes e por isso, terminou com o empate por 1 a 1.

Leia também: