Diante do longo período de férias acima do convencional, a comissão técnica da equipe de futebol profissional masculino do Paysandu Sport Club sentiu a necessidade de reativar os atletas antes do início da pré-temporada 2024. A partir desta segunda-feira (20), os jogadores vão receber um cronograma para executar atividades que serão monitoradas de modo remoto pelos preparadores físicos Thomaz Lucena Ernandes Holanda.
O último dia de exercício dos atletas supervisionado pelo clube ocorreu em 11 de outubro, no amistoso contra o Castanhal. Desde então, já são mais de 30 dias sem atividades nas dependências do Estádio Banpará Curuzu, uma vez que houve ajuste no calendário de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que antecipou o término da Série C em praticamente um mês.
“Sabemos que muitos atletas permanecem ativos nas férias, trabalhando com seus personais. Inclusive, no início das férias já fiz cartilhas de treinamentos para os atletas que quisessem seguir um protocolo de treinamento, mesmo estando de férias, porque a gente acredita que hoje o atleta está muito mais consciente no seu dever e na sua função na profissão, que é cuidar do seu próprio corpo, para que ele possa ter o melhor desempenho possível em todas as atividades, mas a gente sabe também que o atleta precisa de um pouco de descanso, precisa curtir a família e fazer tudo aquilo que lhe cai bem”, afirmou Thomaz Lucena.
Por outro lado, o preparador físico acredita também que quanto mais rápido houver um retorno às atividades, melhor será o rendimento durante a temporada. “Foi pensando nisso que decidimos passar treinamentos on-line para os atletas três semanas antes da apresentação oficial, que vai ser no dia 14 de dezembro. Vamos iniciar uma cartilha de treinamento mais direcionada, na qual os atletas vão estar fazendo trabalhos de força, trabalhos de resistência aeróbia e anaeróbia, para que consiga antes da pré-temporada criar uma base bem sólida tanto de desenvolvimento de força, como de desenvolvimento cardiorrespiratório”, explicou.
Por conta do período, a programação será flexível. “Esses treinos vão ser diários, porém haverá períodos de folga, já que eles estão de férias. Outro detalhe importante é que esses treinamentos não devem ser feitos obrigatoriamente em um horário “x”, nós vamos passar a atividade para eles um dia antes da sessão de treino, e aí eles vão escolher o melhor horário para treinar. Se conseguir treinar de manhã, ótimo; se for de tarde, ótimo; e se for de noite, da mesma forma, o importante é o atleta cumprir com o que foi programado para ele, para que possa no fim desse processo de treinamento on-line, se apresentar na pré-temporada da melhor maneira possível, precisando apenas de poucos ajustes, para que a gente possa desenvolver ainda mais as capacidades físicas e fisiológicas na nossa preparação”, finalizou Thomaz Lucena.
Apenas atletas que possuem contrato vigente com o clube ou negociam renovação vão participar desse período de treinamentos.
A pré-temporada bicolor vai iniciar no dia 14 de dezembro, com a primeira etapa de atividades em Belém, nas dependências do Estádio Banpará Curuzu e CT Raul Aguilera, e na primeira semana de janeiro o grupo seguirá para o município de Barcarena, região nordeste do Estado, até a véspera da estreia no Parazão 2024.
Deixe um comentário