Vídeos e relatos de visitantes do Parque da Cidade, em Belém, vêm ganhando destaque nas redes sociais desde o último fim de semana. Inaugurado na sexta-feira (27), como parte do legado da COP 30, o espaço público virou alvo de críticas após registros de alagamentos em áreas como a pista de skate e o ginásio coberto. A equipe do Estado do Pará Online (EPOL) verificou que, apesar do problema, muitos frequentadores também elogiam a estrutura do parque e defendem que os ajustes necessários são comuns em obras recém-entregues.
Ver no Threads
Entre os registros compartilhados, imagens mostram crianças brincando nas poças d’água formadas após as chuvas, enquanto internautas se dividem entre o bom humor e a indignação. “Mirou no half e acertou na piscina”, brincou um perfil. Outro foi direto: “Deveriam ter planejado melhor a drenagem, parece que não conhecem o estado em que moram.” O caso levantou diversos questionamentos sobre o projeto de escoamento das águas, especialmente em uma cidade conhecida pelas chuvas intensas. Acompanhe uma parte dos comentários:









Durante a inauguração, um entupimento por grama já havia causado alagamento na pista de skate. Na ocasião, equipes do governo atuaram em uma força-tarefa para desobstruir os canos. O problema foi resolvido no mesmo dia e o evento prosseguiu normalmente. A expectativa é que novas bombas de drenagem devem ser instaladas para alcançar eficiência semelhante à do sistema do Novo Mangueirão, elogiado nacionalmente após resistir a uma forte chuva durante a final da Supercopa Rei, em fevereiro.
Apesar das críticas, o parque tem sido bem avaliado por muitos usuários, principalmente pelo espaço voltado ao lazer das famílias. “O Parque está belíssimo, uma obra gigante para a nossa cidade. Só precisa de ajustes”, escreveu uma visitante. Com funcionamento diário das 8h às 22h, o local ainda receberá intervenções antes de ser entregue à ONU, em agosto, para a montagem dos pavilhões da COP 30. Até lá, a expectativa é que os pontos críticos sejam solucionados para garantir segurança e conforto à população.
O Parque da Cidade também tem recebido elogios por promover um ambiente mais tranquilo e familiar. Estão proibidos, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas, uso de cigarros ou eletrônicos, som alto, animais de estimação na área do parquinho e a presença de crianças desacompanhadas.
Ver no Threads
Comentários em redes sociais apontam aprovação especialmente às normas sobre cigarro e música alta, consideradas importantes para garantir o bem-estar dos frequentadores. Ainda assim, surgem dúvidas e sugestões de melhorias, como maior fiscalização, revisão de proibições em espaços com esguichos d’água e clareza sobre regras para piqueniques e bicicletas.


Solicitamos ao Governo do Estado esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo adotadas para melhorar o escoamento de água no Parque da Cidade. Até o prazo estipulado pela reportagem, no entanto, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestações futuras.
Leia também:
Deixe um comentário