A menos de um ano das eleições de 2026, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), desponta como o principal nome na disputa por uma vaga no Senado Federal pelo estado. É o que revela pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17) pelo instituto Paraná Pesquisas, que avaliou diferentes cenários da corrida eleitoral.
No cenário principal do levantamento, Helder Barbalho aparece na primeira colocação, com 50,8% das intenções de voto. Em seguida, surge o deputado federal Éder Mauro (PL), citado por 32,2% dos entrevistados. Nessa simulação, os eleitores puderam escolher até dois nomes entre os possíveis candidatos apresentados.

Na sequência, aparece um grupo tecnicamente empatado pela margem de erro: o ministro do Turismo, Celso Sabino (sem partido), com 22,2%; o senador Zequinha Marinho (Podemos), com 18,7%; e o ex-senador Paulo Rocha (PT), atual superintendente da Sudam, com 17,5%. Também foram mencionados o ex-governador Simão Jatene (sem partido), com 15,1%, e o deputado estadual Chicão Melo (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Pará, com 7%.
Em outro cenário testado pela pesquisa, Helder Barbalho amplia a vantagem e chega a 55,9% das intenções de voto. Na disputa pela segunda posição, Celso Sabino e Zequinha Marinho aparecem próximos, com 31,4% e 26,1%, respectivamente. Chicão Melo soma 12,6% e aparece em empate técnico com o deputado estadual Rogério Barra (PL), que registra 11,7%.

Em 2026, os eleitores brasileiros escolherão dois terços das 81 cadeiras do Senado Federal. No Pará, estarão em disputa os mandatos atualmente ocupados por Zequinha Marinho e Jader Barbalho (MDB), pai do governador. A terceira vaga do estado é ocupada por Beto Faro (PT), eleito em 2022, com mandato até 2031.
A pesquisa do instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.505 eleitores em 60 municípios paraenses, entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2025. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia também:










Deixe um comentário