Paraense é condenada nos EUA por tráfico internacional de mulheres e envolvimento em assassinato de prima

Elziane Neres Lima foi julgada e condenada a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão em regime fechado durante sessão virtual com a Justiça de Marabá; acusada será extraditada para o Brasil, onde vai cumprir pena

A Justiça Federal condenou uma paraense que mora nos Estados Unidos acusada de ser mandante do assassinato de uma prima em Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará, e de ser líder de um esquema de tráfico internacional de mulheres. A condenação foi proferida na tarde desta sexta-feira, 11, durante sessão realizada pela 1ª Vara de Subseção Judiciária de Marabá.

Elziane Neres Lima foi condenada a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão em regime fechado e será extraditada para o Brasil para cumprir a pena.

Caso Elziane foi denunciada em 2005 pelo Ministério Público Federal ao garantir que as duas irmãs, uma amiga e uma prima entrassem ilegalmente nos Estados Unidos. Segundo a polícia, ao entrarem no país norte-americano, as vítimas tinham que trabalhar como prostitutas em casas de shows para pagar a dívida feita com Elziane. As vítimas eram coagidas sob constantes ameaças de serem denunciadas caso não fizessem o que a acusada mandava.

Na época, uma prima de Elziane, identificada como Sheila Ribeiro, havia se recusado a trabalhar com prostituição e a ré teria ameaçado ordenar a morte de um membro da família de Sheila. Então, ela teria contratado dois homens para assassinar Solange Ribeiro, irmã de Sheila e prima de Elziane, em Eldorado dos Carajás. Os dois acusados de atuar como executores do crime foram julgados e absolvidos por insuficiência de provas, em Júri Federal realizado no ano de 2007.

Leia também: