Pará tem jogadora eleita como melhor Central e se mantém na elite do Campeonato Brasileiro de Voleibol sub-18

A Seleção Paraense conseguiu um feito importante para o voleibol do estado.

Foto: Reprodução

A Seleção Paraense de Voleibol, da categoria feminino sub-18, disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções, entre os dias 27 a 31 de março, na cidade de Maringá-PR. O time conseguiu um feito importante para o voleibol do Estado do Pará, com a permanência do da seleção na elite do brasileiro de 2025, além de duas atletas escolhidas no Time dos Sonhos do campeonato, a central, Nayla Letícia e a oposto 1, Ana Cavalcante. A atleta Nayla Letícia foi eleita pelo comitê organizador a melhor central da competição.

Para o supervisor de seleções da Federação Paraense de Voleibol (FPV), Biratan Palmeiras, as atletas destaques no campeonato é fruto do trabalho de valorização da base. “Os frutos desse trabalho, podem ser observados pelas conquistas individuais das nossas duas atletas, a Nayla e a Cavalntes. Logo, teremos mais atletas na seleção dos campeonatos e algumas com convites para jogar fora do estado”, disse o supervisor. 

PARÁ NA BRASILEIRO DE SELEÇÕES

A trajetória das paraenses foi difícil, com dois resultados negativos no início da competição, com duas derrotas para as equipes da Paraíba, perdendo por 2 sets a 1, e para as representantes do Ceará, por 3 sets a 0. As meninas precisavam vencer a terceira partida contra o time de Mato Grosso do Sul, o que acabou acontecendo com uma vitória por 2 sets a 1, e depois aguardar  o confronto entre o MT e o time da Paraíba, para ter chance de ir à semifinal da competição, mas o time da Paraíba venceu e acabou com os sonhos das paraenses de seguir de fase.

Com o sonho do acesso à divisão especial adiado, só restava a permanência na elite do brasileiro, as paraenses lutavam contra o rebaixamento. Na última partida na fase de grupo, o time do Norte venceu a seleção da Bahia pelo placar de 2 sets a 1. 

Já na sua quinta partida para se livrar do rebaixamento, na disputa do 5º e 8º lugar, as paraenses entraram em quadra para enfrentar as maranhenses, e em uma partida bastante nervosa, foram derrotas por 3 sets a 0. 

No último jogo para garantir a permanência na elite do voleibol brasileiro, só restava ganhar, uma derrota sacramentava a queda para a segunda divisão do nacional. Em uma partida equilibrada contra a seleção do Espírito Santo, a permanência foi garantida com uma vitória por 3 sets a 0. 

Segundo o técnico da equipe, Cristian Silva, o resultado não foi o esperado, mas se mostrou feliz com a permanência do time na elite. 

“Não foi o resultado que esperávamos, fomos com um time competitivo, infelizmente pouco ritmo de jogo, e com alguns problemas, não conseguimos o resultado que queríamos, mas essa permanência na elite divisão é um feito importante”, disse o técnico Cristian. 

Para o supervisor de seleções da Federação Paraense de Voleibol (FPV), Biratan Palmeiras, a permanência do time feminino sub-18 foi importante para a continuidade dos trabalhos.“Essa permanência da nossa seleção feminina de voleibol sub-18, na primeira divisão, foi muito importante para continuidade dos trabalhos, e ano que vem vamos lutar para levar o Pará, a divisão especial”, concluiu o supervisor. 

Foto: Reprodução

Partidas fase de grupo

Pará 1x2Paraíba

Pará 0x3 Ceará 

Pará 2x 1Mato Grosso do Sul

Pará 2×1 Bahia

Disputa do 5º a 8º lugar

Pará 0x3 Maranhão 

Pará 3×0 Espírito Santo

Colocação do time paraense foi 7ª de dez time, com dois rebaixados.

Leia Também: