Com foco na troca de experiências sobre políticas públicas ambientais, o Pará se tornou, nesta semana, destino estratégico de representantes da República do Congo e da Indonésia. A visita integra uma missão promovida pela Agência de Cooperação Alemã – GIZ, que está no Brasil desde o último dia 20 de abril para fortalecer os compromissos globais com a conservação da biodiversidade.
Durante agenda em Belém, a comitiva visitou o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, onde acompanhou o Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajuas e conheceu a estrutura de uma das principais Unidades de Conservação do estado. A atividade evidenciou o esforço paraense em unir proteção ambiental e educação ecológica.
Representantes como Beijamim Toirambe, secretário-geral do Ministério do Meio Ambiente da República do Congo, e Pryanto Rohmattullah, diretor do Meio Ambiente da Indonésia, foram recebidos na sede do Ideflor-Bio. No encontro, o presidente Nilton Pinto destacou que cerca de 60% do território paraense está coberto por UCs estaduais ou federais, reforçando o papel do estado na agenda ambiental do país.
Segundo Rodrigo Braga, técnico do Ministério do Meio Ambiente, o intercâmbio é essencial para ampliar a gestão eficaz de áreas protegidas no contexto internacional. Ele ressaltou que o Pará demonstra, na prática, como é possível alinhar conservação com desenvolvimento sustentável.
Leia também:
Deixe um comentário