Pará promove seminário sobre memória, justiça e reparação às vítimas da ditadura

Evento da Seirdh inclui debates, entrega de certidões de óbito e lançamento de livro sobre desaparecidos políticos

A Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) promove, nos dias 1, 2, 10 e 11 de abril, o seminário “As políticas de memória, justiça e reparação: as demandas dos desaparecidos, torturados e mortos pela ditadura militar no Brasil”. A programação inclui exposições, exibição de documentário, entrega de certidões de óbito de vítimas da repressão e debates sobre políticas de memória e direitos humanos.

A abertura será realizada no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém, com a exposição do Salão de Caricaturas do Jornal Resistência. No dia 10, a Seirdh entregará as certidões de óbito de dez paraenses mortos ou desaparecidos durante a ditadura.

“A preservação da memória das vítimas da ditadura militar não é apenas um dever histórico, mas uma necessidade para garantir que as violações dos direitos humanos nunca mais se repitam. Muitas famílias ainda aguardam respostas, e é papel do Estado assegurar que a busca por justiça avance com transparência e compromisso”, afirmou o secretário Jarbas Vasconcelos.

O evento será encerrado com o lançamento do livro Por Trás das Chamas: Mortos e Desaparecidos Políticos – 60 anos do Golpe de 1964, de Nilmário Miranda.

Leia também: