Municípios paraenses entram em atenção para chuvas intensas a partir deste domingo (28). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de Perigo Potencial, válido até 10h de segunda-feira (29), com previsão de volumes significativos e rajadas de vento em diferentes regiões do estado.
De acordo com o alerta, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulado diário de até 50 milímetros. Os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h, elevando o risco de transtornos pontuais em áreas urbanas e rurais.
Entre as áreas do Pará sob atenção estão a Região Metropolitana de Belém, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Marajó, Baixo Amazonas e Sudoeste Paraense. Municípios como Abaetetuba, Abel Figueiredo e Acará aparecem na lista de localidades com possibilidade de impactos associados às condições meteorológicas.
O Inmet indica baixo risco de corte de energia elétrica, além da possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos em vias e descargas elétricas. Mesmo com classificação moderada, a recomendação é de cautela, principalmente em locais com histórico de pontos de alagamento.
Em situações de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, estruturas que podem ceder com a força do vento.
Outro alerta importante é para o uso de equipamentos elétricos. A recomendação é evitar aparelhos ligados à tomada durante o período de instabilidade, reduzindo o risco de danos causados por oscilações ou descargas elétricas.
Em caso de emergência, a população pode buscar informações e apoio junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.










Deixe um comentário