Pará lidera novos empreendimentos regularizados pelo Ministério do Turismo na região norte

Esse movimento é impulsionado pela proximidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém em 2025.

Augusto Miranda/Agência Pará. Entre 2023 e 2024, foram registrados 793 novos empreendimentos regularizados no estado.

Um levantamento do Ministério do Turismo mostrou que o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) alcançou a marca de 171.314 prestadores registrados, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Os setores com maior número de cadastros são agências de turismo (46.105), guias de turismo (35.633) e estabelecimentos de alimentação, como restaurantes, cafeterias e bares (27.472).

Na Região Norte, o crescimento na formalização do setor turístico atingiu 44,85%, passando de 8.271 registros no ano passado para 11.981 em 2023. Esse movimento é impulsionado pela proximidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém (PA) no próximo ano.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o governo federal está direcionando investimentos para fortalecer o turismo em todo o país, com especial atenção à Região Norte, que sediará a COP 30. Segundo ele, o aumento no número de cadastros reflete esses esforços.

“O governo federal tem concentrado muitos esforços para potencializar o turismo em todo o país. Reflexo disso, é este número recorde no número de cadastros no Cadastur em todo o Brasil, e, em especial, o aumento expressivo na Região Norte é fruto dos investimentos e as ações que o Ministério tem aportado na região Norte que receberá a COP 30 no próximo ano”, afirmou o ministro.

No Pará, entre 2023 e 2024, foram registrados 793 novos empreendimentos regularizados, representando um crescimento de 27% em relação ao ano anterior e superando o número de cadastros nos estados vizinhos: Amazonas (307), Tocantins (233), Rondônia (119), Roraima (90) e Acre e Amapá, ambos com 84 cadastros.

O Ministério do Turismo vem promovendo uma aproximação com prestadores de serviços turísticos para orientar e conscientizar sobre a importância da formalização por meio do Cadastur. Essa estratégia busca aumentar o número de profissionais e serviços cadastrados.

A regularização permite que empreendedores acessem programas do Ministério, como o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que oferece linhas de financiamento com taxas de juros mais baixas e outras vantagens para estimular o desenvolvimento do setor, com geração de emprego e renda na região.

Além disso, os profissionais do setor têm acesso a cursos de capacitação oferecidos pela plataforma Qualifica Turismo, com formações em inglês, atendimento em libras, condução de turismo náutico e outras áreas. Esses cursos buscam ampliar as oportunidades de trabalho e fortalecer a mão de obra do setor turístico.

Leia também: