Pará é um dos 5 estados brasileiros com maior índice de pessoas vivendo em casa própria, diz IBGE

Comprar uma casa própria é um grande marco na vida da maioria dos brasileiros. Para o IBGE, este sonho é a realidade da maioria dos paraenses. No entanto, como são essas moradias? Quantas pessoas vivem nessas residências? Confira na reportagem do EPOL com base em dados do Censo.

Comprar uma casa no Pará ainda é um sonho possível? Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sim. Nesta quinta-feira (12) o IBGE divulgou dados inéditos sobre domicílios no país baseados no Censo 2022.

Nessa lista, o estado faz parte do top 5 de estados com maior parte da população vivendo em casa própria, o top 10 é composto principalmente por estados do Norte e Nordeste . Do lado oposto, estão estados do centro-oeste, onde o Distrito Federal, por exemplo, possui a maior taxa de pessoas vivendo em imóveis alugados no Brasil, com 30,1% dos imóveis.

Top 5: estados com mais habitantes vivendo em casa própria

Maranhão (76,63)
Piauí (76,14)
Acre (74,3)
Bahia (73,3)
Pará (72,01)

Parâmetros

O Censo Demográfico de 2022 imóvel próprio as residências que sejam de propriedade de alguém que vive no local. Ao todo, dos 72,5 milhões de domicílios particulares permanentes ocupados no Brasil, mais de 51 milhões eram próprios de um dos moradores.

Qualidade

Ainda segundo o IBGE, os imóveis existentes no Pará possuem algumas particularidades, como:

  • Média de três moradores por domicílio (3,31%)
  • Baixa conexão à redes de esgoto (que abrange 19,99% dos municípios)
  • Abastecimento mediano de água (que abrange 48,9% dos municípios)

Paraenses na baixada

Embora o IBGE não informe detalhadamente o número de domicílios paraenses localizados em áreas de favela, no Pará chamados de baixadas, em novembro de 2024 foi revelado que o Pará é o terceiro estado do Brasil com mais habitantes vivendo em favelas. A maior parte dessa população vive em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santarém.

Leia também: