Pará é o quarto estado com a pior média de notas no Enem, aponta levantamento

Os dados levam em consideração a nota média de todas as cinco provas dos alunos formandos do ensino médio, com informações cedidas pelo Inep.

O ranking de competitividade dos estado brasileiros, um levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), aponta que o Pará tem a quarta pior média de notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Os dados levam em consideração a nota média de todas as cinco provas dos alunos formandos do ensino médio, com informações cedidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com nota média de 519, o Pará está atrás de estados vizinhos da região norte e nordeste, como Acre, Rondônia, Roraima, Paraíba e Piauí. Os estados com médias piores são: Amazonas em primeiro, Amapá em segundo e Maranhão em terceiro.

Se comparado à Minas Gerais, líder do ranking, o Pará tem uma média quase 50 pontos menor. O estado mineiro tem nota 568,9.

O ranking tem como objetivo alcançar um entendimento mais profundo dos 26 estados e Distrito Federal, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus estados.

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 15 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.

Leia também: