Pará deve encerrar semestre com 260 mil novos empregos

As análises indicam que o número de contratações formais no Pará tem consistentemente superado os registros do ano anterior.

Segundo análises preliminares do Dieese-PA, mesmo sem os dados finais de junho, o estado tem mantido uma tendência positiva no primeiro semestre do ano, registrando cinco meses seguidos de crescimento na criação de empregos formais, conforme comparativo entre admissões e demissões.

No segundo semestre de 2023, aproximadamente 260 mil trabalhadores foram contratados, resultando em um total anual de cerca de 450 mil admissões.

As análises indicam que o número de contratações formais no Pará tem consistentemente superado os registros do ano anterior.

“De janeiro a maio deste ano, além das contrações estarem acima do que ocorreu no mesmo período de 2023, a média de admissões gira em torno de 40.700 vagas mês, sendo que no balanço geral temos mais de 203 mil admitidos até aqui em todo o Pará, cerca de 9% a mais que no total geral de 2023 (186 mil)”, afirma Éverson Costa, supervisor técnico do Dieese.

Os setores da indústria, serviços e comércio, principais geradores de empregos no Estado do Pará, deverão manter um ritmo aquecido no segundo semestre, com projeções de encerrarem o ano de 2024 mantendo resultados positivos na criação formal de postos de trabalho.

Leia também: