Pará decreta situação de emergência por 180 dias em Belterra após vendaval e granizo - Estado do Pará Online

Pará decreta situação de emergência por 180 dias em Belterra após vendaval e granizo

Medida valerá por 180 dias e busca acelerar ações de assistência após danos causados pelo fenômeno climático em agosto.

O Governo do Pará homologou, nesta terça-feira (4), por meio do decreto nº 5.009, a situação de emergência no município de Belterra, no oeste do Estado. A decisão, válida por 180 dias, está relacionada ao vendaval acompanhado de chuva de granizo que atingiu a cidade em 28 de agosto deste ano, provocando diversos prejuízos à população e à infraestrutura local.

O episódio climático causou destelhamento de casas, queda de árvores, danos em prédios públicos e particulares, além da interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica. Houve também impactos à infraestrutura urbana, com danos materiais, econômicos e sociais. Segundo levantamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), mais de 160 pessoas foram afetadas direta ou indiretamente.

Imagens de satélite analisadas no dia do ocorrido indicaram forte instabilidade atmosférica na região do Tapajós, com formação de nuvens do tipo cumulonimbus — condições típicas para ocorrência de granizo.

A publicação do decreto estadual no Diário Oficial desta terça-feira (4/11) oficializa o decreto municipal nº 320, de 29 de agosto de 2025, assinado pelo prefeito Ulisses José Medeiros Alves. A partir da homologação, o município passa a ter acesso facilitado a medidas emergenciais de apoio e recursos para recuperação das áreas afetadas.

Leia também: