Uma comitiva da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) visitou a empresa Yara Couro da Amazônia, em Macapá (AP), para conhecer a produção de bolsas e acessórios feitos com a pele de peixes amazônicos, como o pirarucu. A experiência pode servir de modelo para iniciativas sustentáveis no Pará, no contexto dos Acordos de Pesca.

O secretário Raul Protázio Romão destacou que a visita faz parte de uma série de agendas para fomentar políticas públicas de bioeconomia no estado. Já o secretário adjunto Rodolpho Zahluth Bastos ressaltou o potencial da iniciativa para geração de renda às comunidades pesqueiras, alinhada ao Plano Estadual de ordenamento da pesca artesanal.
Além da visita à fábrica, a comitiva participou do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, onde foram apresentados avanços na regularização ambiental do Pará. Segundo a diretora de Geotecnologias da Semas, Maximira Costa, o estado já possui mais de 9,5 milhões de hectares cadastrados no Cadastro Ambiental Rural, beneficiando produtores rurais e o meio ambiente.
Leia também:
Deixe um comentário