Pará amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro com 11 novos municípios integrados

Com essa atualização, o Pará passa a ter 69 municípios integrados ao programa federal, reforçando o avanço do Programa de Regionalização do Turismo e o fortalecimento da gestão pública local voltada ao turismo.

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) garantiu a inclusão de mais 11 municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo que orienta políticas públicas e investimentos no setor. Com essa atualização, o Pará passa a ter 69 municípios integrados ao programa federal, reforçando o avanço do Programa de Regionalização do Turismo e o fortalecimento da gestão pública local voltada ao turismo.

Entre os municípios que renovaram sua permanência no Mapa estão Vitória do Xingu (Região Turística do Xingu), Curuçá (Amazônia Atlântica Guamá), Belterra (Baixo Tapajós), Bragança (Amazônia Atlântica Caeté), Parauapebas e Marabá (Carajás), Novo Repartimento (Lago de Tucuruí) e Salvaterra (Campos do Marajó). Já São João de Pirabas, Viseu (Amazônia Atlântica Caeté) e Goianésia do Pará (Lago de Tucuruí) aparecem pela primeira vez, estreando no cenário turístico nacional.

Ver no Threads

Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios devem cumprir critérios da Portaria MTur nº 41/2021, como ter órgão municipal de turismo, orçamento destinado ao setor, prestadores de serviços cadastrados no Cadastur e Conselho Municipal de Turismo ativo. O registro é feito pelo Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA), tem validade anual e pode ser renovado a qualquer momento.

A Setur oferece suporte técnico aos municípios para facilitar o processo de adesão, por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal, além de promover capacitação em seminários de regionalização do turismo. Segundo o secretário Eduardo Costa, os municípios incluídos ou reconduzidos apresentam diversidade de atrativos que reforçam o potencial turístico do Pará.

Os destinos recém-incluídos e renovados possuem atrativos variados: São João de Pirabas destaca-se por praias e cultura artesanal; Bragança, pelas praias de Ajuruteua e patrimônio histórico; Curuçá, pelas praias e manifestações culturais; Belterra, pelas praias fluviais e legado histórico da Fordlândia; Salvaterra, pelas paisagens do Marajó e turismo quilombola; Marabá, pelas praias fluviais e orla urbana; Parauapebas, pela Floresta Nacional de Carajás e turismo indígena; e Vitória do Xingu, pelo turismo rural e atrativos naturais.

Leia também: