Pará alcança menor índice de crimes letais em outubro - Estado do Pará Online

Segup informa que Pará alcança menor índice de crimes letais em outubro

Redução histórica de 58% em sete anos reforça impacto de investimentos em segurança e tecnologia

Crédito: Raphael Luz/Agência Pará

De acordo com levantamento da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o estado apresentou queda significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

O resultado de outubro de 2025 marcou o menor número de ocorrências do tipo desde o início da série histórica, com 144 registros em todo o estado. O número representa uma redução de 58% em relação a 2018, quando foram contabilizados 340 casos.

“Outubro de 2025 simboliza um ponto de virada na segurança pública do Pará. Os dados comprovam que a estratégia de inteligência e a atuação integrada das forças policiais estão funcionando”, destacou o titular da Segup, Ualame Machado.

Homicídios em queda

A tendência de redução também é observada nos homicídios. Foram 128 casos em outubro deste ano, contra 322 no mesmo mês de 2018 — uma diminuição superior a 60%. No comparativo com 2024, a variação foi de 6%, consolidando o segundo ano consecutivo de queda.

Queda mantida ao longo do ano

De janeiro a outubro de 2025, o Pará registrou 1.527 crimes letais, o que equivale a uma redução de 55,5% em sete anos e 6,4% em relação a 2024. Segundo a Segup, 1.911 vidas foram preservadas nesse período em comparação com 2018.

Investimentos e reforço policial

Os resultados são atribuídos, em parte, aos investimentos em estrutura e tecnologia. Em outubro, o governo estadual anunciou a maior entrega de equipamentos da história da segurança pública do Pará, com aporte superior a R$ 50 milhões.

O valor, oriundo de fundos estaduais e federais, foi destinado à renovação da frota e modernização de órgãos como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Segup, em preparação também para a COP30, que ocorre neste mês de novembro, em Belém.

“Esses números são fruto da coragem e do profissionalismo de quem está nas ruas todos os dias. Vamos continuar avançando para garantir que o paraense se sinta seguro em qualquer lugar do estado”, concluiu o secretário.

Leia também: