Nesta terça-feira, 24, véspera de Natal, os pacientes do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foram surpreendidos com uma celebração especial que trouxe um pouco da magia da data, mesmo dentro do ambiente hospitalar.
Durante todo o mês de dezembro, a unidade de saúde da rede pública promoveu uma campanha de arrecadação de presentes: brinquedos para as crianças e pijamas e itens de higiene para os adultos. Na véspera de Natal, os presentes foram entregues pelos organizadores, com destaque para a “Mamãe Noel”, personagem interpretada por Sueanne Pacheco, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade.
A pequena Vitória Manuele, de 6 anos, moradora de Santa Maria do Pará, que está internada há quatro dias, não escondeu a felicidade ao receber seu presente. “Eu amei muito, nota 10. Quando chegar em casa, vou mostrar para a minha mãe, meu pai e titios. Muito obrigada”, disse a menina, com um sorriso radiante.
Maria de Jesus, 50 anos, acompanhando sua neta, expressou sua surpresa e emoção com a ação. “Eu jamais pensei que teria essa ação aqui dentro. Me sinto muito emocionada e, no ano que vem, quero contribuir para que outras crianças, assim como a minha neta, também sejam lembradas neste dia tão especial”, afirmou.
Mariana Lopes, acompanhante da pequena Adália Luisa, de 7 anos, também agradeceu pela ação que trouxe alegria às crianças internadas. “Eu quero agradecer imensamente ao hospital por essa surpresa tão linda. Ela não esperava ganhar nada neste Natal, já que estamos internadas, e esse presente trouxe tanta alegria. Foi um gesto de carinho que fez toda a diferença”, declarou.
A atividade foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital e contou com a colaboração de diversos funcionários que doaram os presentes. Segundo Roberta Cardins, presidente do GTH, o objetivo foi proporcionar um momento de celebração para os pacientes internados e transformar a experiência de hospitalização, muitas vezes marcada pela ansiedade, em algo mais leve e acolhedor.
“O Natal é um momento de confraternização, e com essa ação conseguimos incluir os pacientes que passarão a data aqui no hospital. Transformamos o medo e a ansiedade, comuns em tratamentos de longa permanência, em um momento lúdico e inclusivo, repleto de carinho e alegria”, afirmou Cardins.
O Hospital Metropolitano é gerido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e é referência no tratamento de média e alta complexidade, atendendo vítimas de traumas e queimaduras pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade oferece leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica para vítimas de queimaduras e leitos de UTI.
Com informações de: Ascom HMUE
Leia também:
https://estadodoparaonline.com/paraenses-curtem-vespera-de-natal-em-clima-de-inverno-amazonico/
Deixe um comentário