O Pará registrou em outubro de 2024 a menor taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) para esse mês desde 2010, com uma queda de 23,81% em relação a outubro de 2023. Esse dado engloba crimes como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, e reflete uma diminuição expressiva de 52% quando comparado ao mesmo mês de 2018. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) atribui esses resultados a uma série de medidas estratégicas implementadas nos últimos anos, como o investimento em tecnologias de monitoramento e a integração de forças de segurança.
Para Ualame Machado, titular da Segup, o cenário é reflexo direto das políticas que reforçam o trabalho dos agentes no combate ao crime, proporcionando melhores condições operacionais e o uso de recursos tecnológicos. Desde o início de 2024, a média anual de redução de CVLI já supera a meta nacional estabelecida pelo Ministério da Segurança Pública, que exige uma diminuição de pelo menos 3,5% ao ano para cada estado.
No acumulado de janeiro a outubro, o Pará registrou 1.552 casos de CVLI, o que representa uma queda de 12,42% em relação a 2023 e de 54,73% em comparação a 2018, ano que apresentou uma alta histórica de 3.428 casos. Além de apontar para uma continuidade na redução da criminalidade, esses dados mostram o impacto de estratégias locais para a preservação de vidas e o fortalecimento da segurança pública.
Com isso, outubro de 2024 se consolidou como o segundo melhor mês do ano para a redução de crimes letais, atrás apenas de setembro. A continuidade dessa tendência é vista como essencial para atingir novas metas de segurança no estado, que busca manter a queda nos índices e reforçar o sentimento de segurança para a população paraense.
Leia também:
Deixe um comentário