Na noite da última quinta-feira, 20 de março, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), realizou a operação “Guardiões da Via”, com o objetivo de garantir o direito de ir e vir de pedestres e ciclistas. Durante a ação, calçadas, ciclovias e ciclofaixas foram desocupadas de forma irregularmente utilizadas como estacionamento.
A operação contou com a participação de 8 agentes de trânsito, 10 guardas municipais e 3 guinchos, que percorreram pontos críticos da cidade, fiscalizando estabelecimentos comerciais onde os clientes estavam estacionando de maneira indevida. Ao todo, 17 motocicletas e dois automóveis foram removidos, além de autuações aplicadas a motoristas que desrespeitaram as normas de trânsito.

De acordo com a Segbel, a ação tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância de respeitar as áreas destinadas ao trânsito de pedestres e ciclistas, ressaltando que o uso indevido desses espaços compromete a segurança de todos. “Nossa missão é educar e coibir práticas que colocam em risco a mobilidade urbana”, afirmou Erick Miranda, diretor de trânsito da Segbel.
A operação, que também teve caráter educativo, orientou motoristas e frequentadores de estabelecimentos sobre as regras de trânsito. Segundo a Segbel, a ação será realizada de forma regular, com o objetivo de manter a cidade mais acessível e segura. “Estaremos sempre presentes para garantir que as normas sejam cumpridas e os espaços públicos sejam respeitados”, afirmou Luciano de Oliveira, titular da Segbel.
Leia também:
Deixe um comentário