O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou nesta segunda-feira (11) a Operação Renascidos. A ação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pelo Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI), cumpriu mandados de busca e apreensão em Belém, Breu Branco e São Francisco do Pará, como parte de uma investigação nacional sobre uma rede de falsificação de documentos para criação de “novas identidades”.
A operação desvendou um esquema em que membros de facções criminosas, foragidos, condenados e estelionatários utilizavam registros de identidade falsificados emitidos em diferentes estados para obter outros documentos fraudulentos, como carteiras de habilitação (CNH), títulos de eleitor e até registros de empresas.
Nos locais vistoriados, foram encontrados RGs falsificados e materiais utilizados para a confecção dos documentos.
A ação faz parte de uma operação de maior abrangência coordenada pelo GAECO de Guarulhos (SP) e pela PRF, com ordens judiciais sendo cumpridas em cidades paulistas como São Paulo, Santos, Osasco e Araçatuba, além dos municípios paraenses.
O objetivo central da Operação Renascidos é desmantelar essa rede de falsificação e impedir que criminosos utilizem identidades falsas para escapar da Justiça ou cometer novos crimes. As investigações continuam, e os materiais apreendidos serão analisados para avançar no mapeamento do esquema.
Leia também:
Deixe um comentário