‘Operação Aurá’ efetua prisões e apreensões de veículos na Região Metropolitana de Belém

No primeiro dia da ação, a Polícia Civil prendeu três homens suspeitos de homicídio e cumpriu um mandado de busca e apreensão, além da apreensão de veículos irregulares

Deflagrada há 24 horas no bairro do Aurá, em Ananindeua, a operação “Aurá” já apresenta resultados significativos no combate ao crime na Região Metropolitana de Belém. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em parceria com órgãos estaduais e municipais de segurança e trânsito, a ação resultou no cumprimento de três mandados de prisão e um de busca e apreensão, além da apreensão de diversos veículos na sexta-feira (14).

De acordo com o secretário da Segup, Ualame Machado, a presença policial intensificada na região inibiu crimes e reforçou a atuação do Estado. “Além dos cumprimentos de mandados, o batalhão da Polícia Militar responsável pela área não recebeu chamados para ocorrências durante todo o dia, o que demonstra a eficácia do choque operacional e garante a paz social aos moradores”, afirmou.

Resultados da Operação

No primeiro dia da ação, a Polícia Civil prendeu três homens suspeitos de homicídio e cumpriu um mandado de busca e apreensão. Também foram apreendidos:

  • Uma caçamba irregular
  • Nove motocicletas
  • Um veículo com registro de roubo
  • Oito caminhões transportando resíduos sólidos de forma irregular, resultando na instauração de oito inquéritos para investigação de crimes ambientais.

Além das apreensões, foram realizadas mais de 250 abordagens a pessoas e veículos, incluindo motocicletas, carros e caminhões. Os caminhões retidos serão periciados pela Polícia Científica do Estado.

Foto divulgação

Reforço Policial e Monitoramento

A operação conta com mais de 300 agentes atuando nos bairros Aurá, Águas Lindas, Águas Claras e na comunidade do Pato Macho, com ações de policiamento ostensivo, barreiras de fiscalização, investigações, ordenamento do trânsito e combate a crimes como roubo de veículos, tráfico de drogas e descartes irregulares de lixo.

O delegado-geral Walter Resende destacou a integração das forças de segurança. “A Polícia Civil, com apoio de 20 equipes, realizou incursões terrestres e fluviais, com monitoramento aéreo, resultando na instauração de oito procedimentos policiais e na prisão de homicidas. Essa cooperação é fundamental para fortalecer a segurança da população”, afirmou.

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi instalado na rua União, no bairro Aurá, e funciona como base operacional para monitoramento e registro de ocorrências. A estrutura permanecerá no local até o fim da operação.

Forças Envolvidas

A operação “Aurá” conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Grupamentos de Segurança Pública Fluvial (GFLU) e Aéreo (Graesp), Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica (PCE), Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Zeladoria e Conservação Municipal de Belém.

As ações seguirão por tempo indeterminado, com reforço constante das equipes para combater práticas criminosas e garantir mais segurança à população.

Leia também: