Várias linhas de ônibus da Região Metropolitana de Belém não circularam nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23), provocando transtornos a quem depende do transporte coletivo. A paralisação foi organizada pelo Sindicato dos Rodoviários de Belém, que reivindica o fim da dupla função dos motoristas nos ônibus com ar-condicionado — os chamados “geladões” — e o reaproveitamento de cobradores demitidos. Ainda no meio da manhã a circulação dos coletivos foi normalizada após os participantes do ato retomarem suas atividades.
Moradores relataram que, desde 3h30 da madrugada, não havia ônibus circulando nas principais vias da capital e municípios vizinhos. As paradas ficaram lotadas, e os poucos coletivos que saíram das garagens ficaram superlotados. Muitos passageiros enfrentaram dificuldade para chegar aos locais de trabalho, estudo e compromissos médicos.
O protesto dos rodoviários foi motivado pelas recentes demissões de cobradores e pela adoção do sistema em que o motorista acumula a função de cobrança da passagem, especialmente nos novos veículos com ar-condicionado. Segundo o sindicato, o modelo sobrecarrega os profissionais, compromete a segurança e atrasos nas viagens têm sido cada vez mais comuns.
Leia também:
Deixe um comentário