Obras de Pedro Vasconcelos são reconhecidas como patrimônio cultural e artístico do Pará - Estado do Pará Online

Obras de Pedro Vasconcelos são reconhecidas como patrimônio cultural e artístico do Pará

Lei sancionada pela Alepa valoriza legado do médico e pesquisador, referência mundial em estudos sobre arboviroses

A Assembleia Legislativa do Pará sancionou nesta quarta-feira (24), a lei que declara como patrimônio cultural e artístico de natureza material e imaterial do Estado as obras do médico, cientista, pesquisador e professor Pedro Fernando da Costa Vasconcelos. O reconhecimento está previsto no artigo 286 da Constituição do Estado e reforça a relevância do legado científico produzido pelo paraense. A publicação saiu no Diário Oficial do Estado.

Cientista entre os mais influentes do mundo

Natural de Monte Alegre, Pedro Vasconcelos nasceu em 1957 e construiu uma carreira marcada por contribuições decisivas nas áreas de microbiologia, medicina tropical, virologia e epidemiologia. Professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ele já foi incluído diversas vezes no ranking internacional dos 100 mil cientistas mais influentes do planeta, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA) em parceria com a Editora Elsevier.

Com mais de 348 artigos publicados e 60 capítulos de livros científicos, o pesquisador ganhou destaque mundial ao descrever pela primeira vez os casos de microcefalia em crianças cujas mães contraíram o vírus Zika durante a gestação, em estudo publicado na revista Science. Outro trabalho de grande impacto é o artigo sobre a patogenia da microcefalia e as respostas imunes ligadas ao Zika, que já ultrapassou 4.970 citações, tornando-se o estudo sobre o tema mais citado no mundo.

Durante a pandemia de Covid-19, Vasconcelos também teve atuação estratégica como presidente do Comitê de Biossegurança da Uepa e integrante da equipe que conduziu o inquérito soro-epidemiológico no Pará.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, ele acumula honrarias como a Comenda Nacional do Mérito Científico, a Comenda do Mérito Médico e a Comenda do Mérito Cabanagem, concedida pela própria Alepa em 2017.

Leia também: