O que tem de diferente no carnaval de Curuçá, considerado por muitos o melhor do estado?

Bloco "Pretinhos do Mangue" no carnaval de Curuça.
Bloco "Pretinhos do Mangue" no carnaval de Curuçá. Foto: Reprodução

O prefeito do encantador município de Curuçá, localizado na região do salgado paraense foi entrevistado do último PODERCAST, comandado pelo jornalista Diógenes Brandão. Tarrafa (MDB), como é conhecido desde a infância, falou sobre sua história de vida e do início de sua carreira política, assim como da sua gestão como prefeito no segundo mandato.

Mas o ponto alto da entrevista foram os pontos turísticos naturais do município, que hoje tem o seu carnaval como o mais divulgado no Pará, fora do estado e do país, atraindo todos os anos milhares de pessoas durante os três dias do auge do carnaval de rua em Curuçá.

A fama do município se dá, sobretudo por conta do famoso bloco “Pretinhos do Mangue”, que traz desde a sua criação importantes mensagens da importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável na Amazônia. No bloco, o abadá dos brincantes é simplesmente a lama extraída do mangue, onde durante o período do defeso é proibido extrair o caranguejo, conforme explica o prefeito.

Muitos famosos já passaram o carnaval em Curuçá e fizeram questão de enlamear-se para participar do bloco mais famoso do carnaval paraense, a exemplo da cantora Joelma, que viralizou nas redes sociais.

Assista:

“O genocídio do povo Yanomami será um dos temas abordados pelo bloco “Pretinhos do mangue”, no município de Curuçá (PA), neste final de semana. Todos os anos a folia sustentável chama a atenção para a preservação da natureza começando pelo uso consciente do mangue, uma das principais fontes de renda do município. Para isso, os foliões fazem o próprio abadá, passando lama pelo corpo e saem pelas ruas da cidade.

O bloco existe há 34 anos e surgiu de uma brincadeira dos amigos Everaldo Campos e Sebastião Araújo, durante o Carnaval. Outras pessoas se juntaram a eles e desde então o bloco vem ganhando tantos adeptos que já virou tradição turística na cidade”, noticiou o portal UOL no carnaval do ano passado.

Assista também: