Novos ônibus de Belém devem ter wi-fi e ar condicionado

A previsão é de que os 300 primeiros veículos, adquiridos pelo Setransbel, sejam entregues ainda no primeiro semestre de 2024.

Imagem mostra a parte interna do novo modelo de ônibus
Reprodução/Agência Pará

Nesta sexta-feira (2), o governador Helder Barbalho (MDB) e a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) visitaram a fábrica da CAIO, em Botucatu, interior de São Paulo, onde estão sendo montados os ônibus elétricos e a diesel Euro destinados à frota da região metropolitana.

Ao todo, 300 novos ônibus estão previstos para integrar o sistema metropolitano no primeiro semestre deste ano. Esses veículos foram adquiridos pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) com descontos viabilizados pelo Governo do Pará, por meio da desoneração do setor de transporte.

Todos os veículos devem ser equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, baixa ou nenhuma emissão de gases poluentes e acessibilidade.

A previsão é que os 300 primeiros veículos, adquiridos pelo Setransbel, sejam entregues ainda no primeiro semestre de 2024. No segundo semestre, serão introduzidos ônibus elétricos para o sistema BRT, complementando as obras que estarão em fase de conclusão.

Frota:

Na fábrica da CAIO, serão produzidos três modelos com motores dianteiros e traseiros, que emitem menos ruídos, além dos elétricos. Todos os veículos adquiridos possuem acessibilidade, sendo equipados com elevadores e poltronas destinadas a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e cão-guia. Além disso, ainda possuem sistema de ar condicionado, Wi-Fi, iluminação de LED, poltronas estofadas, microcâmeras, catraca eletromecânica, validador eletrônico e janelas com vidros de borracha que permitem um maior conforto térmico.

Todos os ônibus possuem tecnologia de ponta que conta com telemetria, capaz de gerenciar a frota e limitar a velocidade, além do botão do pânico, visando a segurança dos usuários e trabalhadores.

Modelos dos ônibus que vão circular em Belém:

Apache Vip: Veículo de motor dianteiro, com destaque para durabilidade e tecnologia. Todos os carros desse modelo têm capacidade para 81 pessoas.

Millennium: Modelo com motor traseiro, idealizado para operar em centros urbanos e corredores de ônibus. A capacidade é para 94 pessoas.

Leia também: