No Pará, campanha de vacinação contra Influenza começa na segunda-feira

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação não só no Pará, mas em todos os Estados da Região Norte.

Foto: Agência Pará

Começa na próxima segunda-feira (13) a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) antes do início do inverno amazônico. A ação de saúde vai se estender até 15 de dezembro de e terá o dia 25 de novembro como o dia “D” de mobilização para a vacina. 

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação não só no Pará, mas em todos os Estados da Região Norte.

Todos os anos, a vacinação contra Influenza acontecia de forma simultânea em todo o país, normalmente entre os meses de abril e junho, fazendo com que a população da Amazônia recebesse a vacina tardiamente quase no fim do período chuvoso.

A gripe é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina de 2023 ofertada pelo SUS protege contra três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, complicações e a mortalidade causada por esses três vírus respiratórios.

Grupos prioritários – Na Campanha devem ser vacinados idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade; gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Com informações da Agência Pará