‘Ninguém vai ficar acordado por falta de um lugar para dormir’, afirma Lula sobre COP 30 em Belém

Em resposta às preocupações sobre a infraestrutura hoteleira da capital paraense, Lula assegurou que a cidade atenderá todas as demandas do evento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou o compromisso do governo em garantir que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro deste ano em Belém, seja a melhor de todas.

Em resposta às preocupações sobre a infraestrutura hoteleira da capital paraense, Lula assegurou que a cidade atenderá todas as demandas do evento.

“Vamos repetir [o feito do G20 Social] com a melhor COP já feita desde que foi estabelecida. Vamos fazer no coração da Amazônia, onde ninguém acreditava que fosse possível, onde diziam que não havia infraestrutura, onde ficavam preocupados sobre onde vão dormir as pessoas. Elas vão dormir onde tiverem que dormir. Eu posso dizer que ninguém vai ficar acordado por falta de um lugar para dormir. A gente quer fazer a COP no coração da Amazônia”, declarou o presidente.

“É preciso fazer uma discussão séria se queremos discutir a questão do clima com seriedade, se queremos uma transição energética de verdade e se queremos mudar o nosso planeta para podermos sobreviver nele”. Segundo ele, a COP30, em Belém, vai ser “um balizamento” do que o governo quer daqui para frente.

“Em qualquer parte da Terra dão palpite sobre a Amazônia, todo mundo é especialista, todo mundo quer proteger. Então vamos fazer [a COP] lá, na cidade de Belém, para que as pessoas saibam o que é a Amazônia”, declarou o petista.

Leia também: