“Não houve diálogo”: lideranças indígenas na Seduc rebatem anúncio de Helder Barbalho sobre direitos constitucionais

Para as lideranças, o anúncio feito pelo governo do estado seria uma forma deslegitimar o movimento "enquanto os verdadeiros representantes ainda aguardam um diálogo real e efetivo".

Lideranças indígenas que ocupam a Seduc desde o dia 14 de janeiro de 2025 repudiaram o anúncio do governador Helder Barbalho, no qual ele anunciou medidas para a educação indígena.

Em um vídeo divulgado de dentro da Secretaria de Estado de Educação, eles afirmam que o anúncio é fake e que o governo dialogou apenas com lideranças que não representam os manifestantes que estão no local e que lutam por seus direitos constitucionais.

Para as lideranças que se manifestaram, o anúncio feito pelo governo do estado seria uma forma de deslegitimar o movimento “enquanto os verdadeiros representantes ainda aguardam um diálogo real e efetivo”.

Governo diz que atendeu as demandas

Como noticiamos anteriormente, na noite desta sexta-feira (24), o Governo do Pará anunciou medidas importantes voltadas à educação indígena no estado. Em comunicado oficial, foi assegurado o ensino presencial nas áreas indígenas, a aplicação do teto salarial para todos os profissionais que atuam nesse segmento e o cumprimento integral da legislação voltada às comunidades indígenas.

Em suas redes sociais, o governador Helder Barbalho (MDB) destacou o desfecho positivo do encontro, que durou mais de quatro horas.

Assista:

Leia também: