Museu das Amazônias terá horário estendido durante a COP30 - Estado do Pará Online

Museu das Amazônias terá horário estendido durante a COP30

O horário de funcionamento em novembro está sujeito a alterações, que serão divulgadas nas redes sociais oficiais do museu

Durante os 12 dias da COP30, de 10 a 21 de novembro, o Museu das Amazônias funcionará em horário especial, abrindo todos os dias, inclusive às quartas-feiras, das 10h às 20h, com última entrada às 19h.

O espaço, que será um dos principais pontos de diálogo sobre as Amazônias durante a conferência, contará com uma programação gratuita e diversificada, com mais de 20 atividades entre debates, exibições, oficinas e apresentações culturais.

“A COP30 será uma vitrine global da Amazônia, e queremos que cada pessoa que passar por Belém possa conhecer esse espaço que traduz a diversidade e a potência da região. O funcionamento diário e em horário estendido é uma forma de acolher todos os públicos e ampliar esse encontro com as Amazônias”, ressalta Grazielle Giacomo, gerente técnica do Museu das Amazônias.

Excepcionalmente no dia 14 de novembro, o museu terá funcionamento ampliado de 10h até as 22h.

O público também poderá visitar as exposições em cartaz: “Ajurí”, mostra inaugural que apresenta a diversidade de saberes e vivências amazônicas, e “Amazônia”, de Sebastião Salgado, com mais de 200 imagens que retratam a floresta e seus povos.
O horário de funcionamento em novembro está sujeito a alterações, que serão divulgadas nas redes sociais oficiais do museu (@museudasamazonias).

Sobre o Museu das Amazônias


Inaugurado no dia 4 de outubro de 2025, o Museu das Amazônias é resultado de uma ampla rede de colaborações que reúne diferentes esferas do poder público e da iniciativa privada em torno de um mesmo propósito: valorizar, preservar e projetar o patrimônio cultural, científico e ambiental das Amazônias. Mais do que um museu de ciências e tecnologias amazônicas, o Museu é um símbolo de cooperação e compromisso coletivo com o futuro da região e do planeta.
A iniciativa é do Governo do Estado do Pará, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sua concepção e implementação foram conduzidas pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi. Exemplo bem-sucedido de cooperação entre Estado e iniciativa privada, o Museu das Amazônias tem a Vale como Parceira Estratégica, apoio internacional do CAF e apoio financeiro da Finep e do BNDES. Conta ainda com a colaboração de empresas como Hydro, New Fortress Energy, Ipiranga, Mercado Livre, Ultracargo e Grupo BID. O projeto também conta com a Embrapa e o Amazônia Sempre como parceiros de conteúdo.

Serviço

Museu das Amazônias
Local: Complexo Porto Futuro II – Reduto, Belém (PA)
Entrada: gratuita
Ingressos: sympla.com.br/produtor/museudasamazonias

Leia também: