O Museu das Amazônias (MAZ) realiza, entre os dias 5 e 8 de fevereiro, uma programação educativa e cultural gratuita que marca os últimos dias de visitação das exposições atualmente em cartaz. As atividades antecedem a pausa temporária do museu para a montagem de novas mostras, prevista a partir do dia 9 de fevereiro.
Durante o período, o público poderá visitar as exposições “Amazônia”, de Sebastião Salgado, e a mostra interativa “Ajurí”, além de participar de oficinas, mediações educativas, vivências sensoriais, ações inclusivas e apresentações culturais. A iniciativa integra o processo de transição do MAZ para um novo ciclo expositivo, que será inaugurado no final do primeiro semestre de 2026.
Entre os destaques da programação estão a vivência “Experiências de Essências e Aromas Regionais”, conduzida por Pai Alfredo, oficinas inspiradas na obra do poeta Max Martins, atividades voltadas para o público infantil, ações acessíveis para pessoas com deficiência e uma noite musical ao ar livre com a 2ª edição do MAZ Música, celebrando os sons das Amazônias.
Segundo a gerente técnica do Museu das Amazônias, Grazielle Giacomo, a proposta é transformar a despedida das exposições em um momento de encontro e celebração com o público. “Essa semana foi pensada como uma forma afetiva de encerrar esse primeiro ciclo expositivo, valorizando a educação, a cultura e os saberes amazônicos, ao mesmo tempo em que preparamos o museu para uma nova fase”, afirma.
A partir de 9 de fevereiro, o MAZ suspende temporariamente a visitação para a montagem da exposição de longa duração, no andar térreo, e de uma nova exposição temporária, no mezanino. Ambas têm inauguração prevista para o final do primeiro semestre, quando o museu reabre ao público.
Programação segue fora do espaço físico
Durante o período de fechamento, o MAZ continuará com atividades externas por meio do programa MAZ em Movimento, que levará ações educativas e culturais gratuitas para outros espaços, ampliando o acesso à arte, à ciência e à tecnologia produzidas na Amazônia.
O museu também manterá, mensalmente, o projeto MAZ Música, com apresentações artísticas na área externa do complexo Porto Futuro, reforçando a valorização da musicalidade amazônica e o diálogo com a população. “Mesmo com a suspensão temporária da visitação, o museu seguirá presente no cotidiano da cidade e da região, com ações itinerantes que fortalecem vínculos e mantêm o MAZ em diálogo permanente com a sociedade”, destaca Grazielle Giacomo.
A programação completa pode ser acompanhada no Instagram oficial do Museu das Amazônias.
Leia também:












Deixe um comentário