O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta para a ocorrência de chuvas intensas e ventos fortes nesta quarta-feira (13). No total, o alerta laranja cobre oito estados e 551 municípios, incluindo áreas de Tocantins, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Além do alerta laranja, há um aviso amarelo de chuvas intensas para outras áreas, abrangendo o Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e mais de mil municípios em outros estados do país. No Pará, os municípios afetados são: Altamira, São Félix do Xingu, Jacareacanga, Redenção, Canaã dos Carajás, Terra Indígena Kayapó, Itaituba, entre outros do sul do estado. Veja o mapa:
Dada a gravidade, o INMET orienta a população a evitar áreas alagadiças e expostas a ventos fortes, garantindo assim mais segurança até que as condições climáticas melhorem.
Alertas:
Amarelo – Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e evite riscos desnecessários.
Laranja – Perigo. Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Conheça os riscos inevitáveis e siga os conselhos das autoridades.
Vermelho – Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de danos, acidentes e riscos para a integridade física ou mesmo a vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas e siga as instruções das autoridades, preparando-se para medidas de emergência.
| Com informações do INMET
Leia também:
Deixe um comentário