O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou nesta quarta-feira (28), uma campanha de prevenção ao escalpelamento causado por motores de barcos, um acidente que afeta principalmente as populações ribeirinhas da Região Norte do Brasil.
A campanha tem como tema o slogan: “Proteja o motor do seu barco. Trabalhe com segurança. Previna o escalpelamento”. A iniciativa inclui ações educativas como radionovela, revista em quadrinhos e postagens em redes sociais e marca o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.
Entre 2018 e 2024, o Pará registrou 63 casos de escalpelamento, que ocorre quando os cabelos se prendem ao eixo do motor. A maioria das vítimas são meninas e mulheres, representando 98% dos casos, com 67% das vítimas sendo crianças e adolescentes entre 2 e 18 anos.
A campanha é resultado do trabalho de um Grupo de Trabalho criado pelo MPT, que visa não apenas conscientizar, mas também promover a inclusão socioprodutiva das sobreviventes. A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) destaca a necessidade de um esforço conjunto para prevenir novos acidentes e oferecer assistência às vítimas.
Pesquisadores sugerem que a comunidade deve ser orientada sobre os riscos de manter cabelos soltos em embarcações e que protocolos de assistência devem ser criados para atender as sobreviventes de forma rápida e eficiente.
Leia também:
Deixe um comentário