MPE pede cassação de prefeita e vice de Abaetetuba por suposto abuso de poder

Em primeira instância, juiz eleitoral da cidade irá avaliar as provas apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral para decidir, posteriormente, se mantém ou rejeita o pedido de afastamento

A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho (MDB), e vice-prefeita Edileuza Muniz (PT) são alvos de um pedido de cassação feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), nesta quarta-feira (16). No documento, o órgão acusa as gestoras do município de abuso de poder político e econômico durante o período de eleições.

O pedido foi protocolado na Justiça Eleitoral da 7ª Zona de Abaetetuba, que irá analisar a solicitação e decidir se acata ou não as acusações. Caso a decisão inicial seja a favor do pedido, a defesa das duas poderá recorrer às instâncias superiores, que poderá prolongar o desfecho do caso por um período indefinido.

Na primeira instância, o juiz eleitoral irá avaliar as provas apresentadas pelo MPE para decidir, posteriormente, se mantém ou rejeita o pedido de afastamento das chefes do executivo municipal. A expectativa é de que o processo, a depender dos recursos apresentados, se estenda até 2026.

Por ligação, a defesa da prefeita e da vice-prefeita da cidade informou que irá utilizar todos os meios legais possíveis para contestar a ação documentada pelo MPE.

Leia também: