A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho (MDB), e vice-prefeita Edileuza Muniz (PT) são alvos de um pedido de cassação feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), nesta quarta-feira (16). No documento, o órgão acusa as gestoras do município de abuso de poder político e econômico durante o período de eleições.
O pedido foi protocolado na Justiça Eleitoral da 7ª Zona de Abaetetuba, que irá analisar a solicitação e decidir se acata ou não as acusações. Caso a decisão inicial seja a favor do pedido, a defesa das duas poderá recorrer às instâncias superiores, que poderá prolongar o desfecho do caso por um período indefinido.
Na primeira instância, o juiz eleitoral irá avaliar as provas apresentadas pelo MPE para decidir, posteriormente, se mantém ou rejeita o pedido de afastamento das chefes do executivo municipal. A expectativa é de que o processo, a depender dos recursos apresentados, se estenda até 2026.
Por ligação, a defesa da prefeita e da vice-prefeita da cidade informou que irá utilizar todos os meios legais possíveis para contestar a ação documentada pelo MPE.
Leia também:
Deixe um comentário