Movimentos sociais do PDT declaram apoio a Edmilson para Prefeitura de Belém

O manifesto vai contra a linha seguida pela principal ala do PDT, que, no último dia 2 de agosto, realizou sua convenção e declarou apoio à candidatura de Igor Normando (MDB).

Diversos movimentos sociais de Belém ligados ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançaram um manifesto expressando apoio às candidaturas de Edmilson Rodrigues (Psol) e Edilson Moura (PT) à reeleição. O documento busca unir forças em torno das campanhas dos candidatos, destacando a importância das suas reeleições para os objetivos e valores defendidos pelos grupos envolvidos.

O manifesto é assinado por uma ampla gama de organizações e movimentos, incluindo o Movimento Sindical do PDT, Juventude Socialista PDT, EcoTrabalhismo, Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Movimento Negro, Movimento Diversidade, Ação da Mulher Trabalhista, Movimento Cultural Darcy Ribeiro, Militantes Trabalhistas e Brizolistas. Cada uma dessas entidades representa uma faceta diferente da base social e política do PDT, reforçando a coalizão de apoio às candidaturas.

O manifesto vai contra a linha seguida pela principal ala do PDT, que, no último dia 2 de agosto, realizou sua convenção e declarou apoio à candidatura de Igor Normando (MDB).

A mobilização dos movimentos sociais pode ser vista como uma tentativa de consolidar uma base eleitoral sólida e engajada, especialmente em um período de intensas disputas políticas e eleitorais. Confira o manifesto:

MANIFESTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO PDT EM FAVOR DA CANDIDATURA DE EDMILSON RODRIGUES PARA A PREFEITURA DE BELÉM

Companheiras e companheiros trabalhistas, os movimentos sociais do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Belém, vem através deste manifesto colocar uma inquietação conjunta que tivemos, quando da ocorrência da última convenção eleitoral de nosso partido, realizada no dia 2 de agosto de 2024.

É inadmissível que em um partido DEMOCRÁTICO e TRABALHISTA, militantes e dirigentes históricos de nossa agremiação sejam barrados de acessar a convenção do PDT, ainda por cima, sendo tratados com arrogância e truculência perpetrada por policiais militares que sequer fazem parte da nossa organização política.

Reforçamos que uma convenção sem consenso, também reforça aspectos democráticos no PDT, aspectos estes que valorizamos imensamente, pois somos um partido forjado na luta democrática e social. Somos o partido que carrega o legado dos torturados, dos exilados, dos golpeados pela ditadura militar, somos o único partido no Brasil filiado a Internacional Socialista, somos o partido que tem em seu programa definido em Congresso o objetivo de construir e consolidar um projeto socialista e trabalhista de emancipação.

Não precisamos nos aprofundar para compreender qual nosso lado na política, é claro e evidente que somos um partido de esquerda, e que a cidade que queremos passa pelo olhar direto aos mais pobres, para a periferia, para as populações oprimidas e vulneráveis de nossa querida Belém.

O PDT acredita que o melhor método de transformação social consiste no diálogo entre o povo e o governo, na participação política da sociedade civil organizada, dos movimentos sociais, das associações. A Belém que queremos precisa ser aberta ao povo. O programa político que queremos para nossa Belém valoriza a educação, a redução das desigualdades, o desenvolvimento sustentável como alicerce do polo amazônico que somos.

Somos militantes que não nos envergonhamos de nossos valores, dos nossos símbolos e legado. Temos orgulho de construir diariamente um partido de esquerda, de andar com nossa bandeira vermelha, com a rosa de Luxemburgo ao centro.

Não vamos desfigurar nossa identidade para caber em espaço algum, como outros setores do partido o fizeram, ao participar de eventos com nossa bandeira errada. Usando uma bandeira branca, sem nossa identidade que nos identifica desde nossa fundação.

E nesta eleição, há um programa político que nos permite sonhar com quem sonha a mesma Belém que nós. Esperançar e sonhar uma Belém soberana. Portanto, os movimentos sociais do PDT Belém manifestam posição pelo apoio à candidatura do Professor Edmilson Rodrigues, rumo ao futuro democrático e popular que almejamos.

ASSINAM ESTE MANIFESTO: Movimento Sindical do PDT, Juventude Socialista PDT, EcoTrabalhismo, Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Movimento Negro, Movimento Diversidade, Ação da Mulher Trabalhista, Movimento Culturtal Darcy Ribeiro, Militantes Trabalhistas e Brizolistas.

Leia também: