O médico e chefe de cozinha Silvio Herlander Andrade, figura marcante do carnaval paraense, morreu nesta terça-feira (30), em Belém, vítima de um infarto. Herlander atuava como cirurgião e ganhou notoriedade por ser um dos fundadores do Bloco Império Romano, um dos mais tradicionais da folia no Pará.
Nas redes sociais, amigos e companheiros de carnaval lamentaram a perda. O ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, prestou homenagem ao médico, e o Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) divulgou nota de pesar pela morte.
Criado na década de 1970, o Bloco do Império Romano se tornou conhecido por ser o primeiro grito de Carnaval do Brasil, desfilando todo dia 25 de dezembro. Em 2023, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) reconheceu oficialmente o bloco como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, por meio do Projeto de Lei nº 600/2023, de autoria da deputada Lívia Duarte (PSOL).
A morte de Silvio Herlander deixa uma lacuna na cultura popular e no carnaval paraense, marcado por sua irreverência e pioneirismo.
Leia também:
Deixe um comentário