A crise do lixo que assola Belém está se espalhando e começa a afetar ilhas que cercam a cidade e dependem da prefeitura para manter suas regiões limpas.
Donos de restaurantes e moradores da Ilha do Combu que não quiseram se identificar, reclamam da falta de coleta do lixo na região. Em uma denúncia feita exclusivamente para o Portal Estado do Pará Online, moradores do local enviaram vídeos relatando a situação do local.
A equipe de reportagem do portal entrou em contato com um dos trabalhadores que faziam a coleta de lixo no local, o homem afirmou que não está indo recolher o lixo porque está sem dinheiro e a prefeitura não paga os funcionários desde o mês de junho. Veja:
“Bom dia, não fui pegar o lixo porque estou desde junho sem pegar nenhum real e não tenho mais condições de trabalhar assim, espero que todos possam me entender. Se arrumarem pelo menos o dinheiro para abastecer, irei passar amanhã. Obrigado a todos”, declarou.
Um artigo feito por acadêmicos da faculdade Ideal Belém, que tem como tema “Um Estudo dos Problemas Ambientais da Área de Proteção Ambiental da Iha do Combu” aponta a produção de lixo e a falta de coleta, como o maior problema ambiental que foi encontrado na ilha.
Entre os principais problemas analisados nas comunidades da APA da Ilha do Combu destacam-se os ligados ao saneamento básico, mais precisamente os relacionados à produção e destino adequado do lixo produzido pelos moradores por não haver coleta na ilha”, enfatiza.
O Portal Estado do Pará Online entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e aguarda retorno.
Leia também:
Deixe um comentário