Na última terça-feira (12), o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) confirmou que vai fazer uma mobilização nacional pelo fim da escala 6×1 na próxima sexta-feira, 15 de novembro, dia da Proclamação da República.
Sete cidades já confirmaram a mobilização no feriado nacional, inclusive Belém. Na capital paraense, a reunião acontecerá em frente a Praça do Operário, em São Brás, com o início previsto para às 8:30 da manhã. Mais da metade dos deputados paraenses já assinaram a petição. Entre os 134 signatários, nove são representantes do Pará.
O Movimento VAT em Belém está sendo organizado por sindicatos, movimentos ligados a partidos políticos e movimentos sociais.
“O ato é muito importante para fortalecer a luta pelo fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho, pois uma escala de trabalho onde só se tem tempo livre uma vez na semana é um verdadeiro ataque a vida do trabalhador, que fica totalmente refém do seu trabalho, e o que está em pauta é a importância da qualidade de vida para todos. Recebi a notícia agora de que a PEC pelo fim da escala 6×1 já recebeu o número de assinaturas mínimas para tramitar no congresso nacional, sabemos que isso foi fruto da pressão popular, mas que é apenas um primeiro passo. Nesse momento é necessário somar nas manifestações do dia 15, em todo país, para mostrar que a causa tem força“, afirma Ana Paula Neves, uma das organizadoras do movimento, em Belém.
A petição pública criada pelo VAT e direcionada ao Congresso Nacional já coletou mais de 2 milhões de assinaturas. O movimento ajudou a formular a proposta de emenda constitucional (PEC) da deputada Erika Hilton (PSol-SP) criada há seis meses. A petição alcançou 194 assinaturas na manhã desta terça-feira (13) e, finalmente, poderá ser apresentada e levada à discussão para a Câmara dos Deputados.
Em um único dia, nesta segunda-feira, a PEC, que até então tinha cerca de 70 deputados signatários, passou da marca de 130 nomes. Falta pouco para que o texto seja efetivamente protocolado e comece a tramitar no Legislativo.
Leia Também:
Deixe um comentário