O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), afirmou nesta quarta-feira (29) que viajará de caminhão de Brasília (DF) até Belém para participar da COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) e que pretende usar o veículo como hospedagem durante o evento. A declaração foi feita no programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
A COP30 será realizada na capital paraense entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 e deve reunir mais de 50 mil participantes, entre chefes de Estado, autoridades internacionais, representantes de entidades ambientais e organizações da sociedade civil. O preço elevado das acomodações em Belém tem sido alvo de críticas e discussões há meses. Em julho, alguns países chegaram a cogitar a transferência da conferência para outra cidade por causa do alto custo de hospedagem.
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), afirmou nesta quarta-feira (29) que viajará de caminhão de Brasília (DF) até Belém para participar da COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) e que pretende usar o veículo como hospedagem durante o evento. pic.twitter.com/mwOKqIEpCz
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) October 30, 2025
Segundo Renan Filho, a viagem até Belém deve durar cerca de seis dias, com passagem pelos estados do Tocantins e Maranhão. No percurso, o ministro planeja vistoriar obras consideradas estratégicas, como a Ponte de Xambioá, que liga Pará e Tocantins, e a reconstrução da antiga Ponte Juscelino Kubitschek, que colapsou em dezembro de 2024, deixando duas pessoas mortas.
“Vamos visitar as obras da região e vamos para a COP de caminhão. Até porque lá estava com dificuldade de hospedagem. Eu vou ficar na COP no caminhão, eu me planejei para isso”, afirmou o ministro. Ele contou ainda que recebeu um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se hospedar em um navio da Marinha, onde o chefe do Executivo pretendia ficar durante a conferência. “Eu estava com o meu caminhãozinho e estou até triste, porque estava bem preparado para ficar nele”, disse Renan, acrescentando que pode passar ao menos um dia no mesmo local que o presidente.
Lula chegou a considerar a ideia de se hospedar em uma embarcação militar, mas a Casa Civil avaliou que a infraestrutura não atendia às necessidades de segurança e logística do presidente. O navio, no entanto, deverá servir de hospedagem para ministros e autoridades do governo.
Ao justificar a iniciativa, Renan Filho disse que viajar e dormir no caminhão durante a COP30 também tem um caráter simbólico: “Quem é ministro dos Transportes tem de liderar simbolicamente os propósitos do Ministério e percorrer o Brasil, que é o que as pessoas fazem nos seus caminhões, trabalhando”, afirmou.
Leia também:









Deixe um comentário