Ministro Celso Sabino anuncia Alter do Chão como sede do Fórum Gastronômico Mundial da ONU em 2026 - Estado do Pará Online

Ministro Celso Sabino anuncia Alter do Chão como sede do Fórum Gastronômico Mundial da ONU em 2026

Evento internacional reunirá chefs renomados e reforçará o papel da gastronomia como motor do turismo; investimento em infraestrutura também foi confirmado para Santarém.

Durante visita a Santarém, no oeste do Pará, para prestigiar a Festa do Sairé 2025, o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou neste sábado (20) que a vila de Alter do Chão será a sede do Fórum Gastronômico Mundial da ONU Turismo em 2026.

O evento, realizado anualmente, reúne chefs de cozinha de destaque internacional para apresentar pratos, debater tendências e mostrar como a gastronomia pode impulsionar o desenvolvimento econômico e a promoção de destinos turísticos. Em 2025, a edição acontece no Chile.

“Disputamos a eleição na ONU Turismo, vencemos e conseguimos trazer para o Brasil a próxima edição. E escolhemos Alter do Chão para receber o mundo em 2026”, afirmou Sabino, ressaltando que, desde o ano passado, o ministério tem dado prioridade à divulgação da região amazônica como destino turístico global.

O ministro destacou que Santarém e as praias do rio Tapajós vêm sendo promovidas em feiras internacionais e que investimentos em infraestrutura estão em andamento. Entre eles, a ampliação do aeroporto de Santarém, executada pela concessionária Aena, que já iniciou as obras de duplicação do saguão. “Estive pessoalmente na sede da Aena, na Espanha, para cobrar agilidade nas obras”, disse.

Além disso, o Ministério do Turismo confirmou um investimento de R$ 32 milhões em obras de saneamento em Santarém e anunciou a retomada da pavimentação da estrada de acesso à praia de Ponta de Pedras, um dos principais atrativos turísticos da região.

Leia também: