Prefeitos recém-empossados participaram, nesta sexta-feira (24), em Belém, do Seminário Novos Gestores, que discutiu estratégias para a gestão municipal e apresentou oportunidades de investimento do Governo Federal no Pará. O evento, organizado pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), teve como destaque a participação do ministro das Cidades, Jader Filho, que apresentou o balanço das ações de sua pasta no estado.
Durante sua explanação, o ministro destacou os R$ 6,6 bilhões em recursos já direcionados a 141 municípios paraenses, especialmente por meio do Novo PAC e do Minha Casa, Minha Vida. Ele enfatizou a necessidade de articulação entre prefeituras e o Governo Federal para garantir a execução de projetos nas diversas áreas atendidas pela pasta.
“Provocar o Ministério das Cidades”
Jader Filho orientou os gestores a aproveitarem as seleções abertas em breve para o Novo PAC e Minha Casa, Minha Vida. “O Ministério das Cidades é o mais municipalista do Governo Federal. Precisamos que vocês submetam projetos e iniciativas para que possamos transformá-los em realidade o mais rápido possível”, afirmou. Ele reforçou que as áreas prioritárias incluem abastecimento de água, urbanização de favelas, mobilidade urbana, habitação, esgotamento sanitário e resíduos sólidos.
O ministro também destacou o papel estratégico do Pará no contexto da COP 30, prevista para ocorrer em Belém em 2025. Segundo ele, o estado vive um momento único, com investimentos federais históricos. “Esse é o maior investimento já feito no Pará pelo Ministério das Cidades e pelo Governo Federal. Aproveitem essa oportunidade para garantir avanços significativos nas cidades e, consequentemente, em todo o estado”, disse.
Evento reforça capacitação de prefeitos
O Seminário Novos Gestores contou com seis painéis temáticos voltados para a capacitação de prefeitos eleitos e reeleitos. Os temas abordaram eficiência na gestão pública e ofereceram apoio técnico para fortalecer o trabalho municipal. Além de palestras, os participantes tiveram acesso a estandes temáticos instalados na Estação das Docas, onde puderam trocar informações e experiências.
O encontro também reuniu outras autoridades, como André Ceciliano, secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, parlamentares estaduais e federais, além de representantes de diferentes esferas de governo.
Próximos encontros
A Famep anunciou que novos eventos para gestores municipais estão programados para 2025. Entre eles, destaca-se o Encontro Nacional com Prefeitos, marcado para ocorrer entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Brasília (DF).
O governador do Pará, Helder Barbalho, também esteve entre os participantes e reforçou a importância do trabalho conjunto entre as gestões municipais e estadual. Ele destacou que os investimentos em infraestrutura e programas sociais devem deixar um legado duradouro para a população.
Deixe um comentário