Mestre Damasceno promove o 1º Festival do de Boi-Bumbá neste sábado

Mestre Damasceno completou em 2023, 50 anos de trajetória de tradição cultural, dos quais, em sua maior parte, realizou a brincadeira do boi.

Reprodução: Midias Sociais

Começa neste sábado (4), em Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, o 1º Festival de Boi-Bumbá de Mestre Damasceno. O evento terá início às 17h, com um cortejo cultural que sairá da frente da Câmara dos Vereadores e seguirá pelas ruas, até a casa do Mestre, no Bairro do Caju.

“Essa foi a primeira brincadeira que eu aprendi, por isso, eu gosto muito. Infelizmente não tem muito incentivo. As crianças não querem mais brincar, me dá até uma tristeza. Mas eu continuo insistindo por que não pode deixar a tradição acabar”, relata o artista marajoara.

Mestre Damasceno completou em 2023, 50 anos de trajetória de tradição cultural, dos quais, em sua maior parte, realizou a brincadeira do boi. No “1° Grande Encontro de bois bumbás”, como o mestre gosta de dizer, vai haver a reunião de dez tipos de bois, todos do município de Salvaterra. O boi Estrela Brilhante da Associação de Deficientes Pais e Amigos de Salvaterra (ADPAS), por exemplo, trará um boi com a temática da acessibilidade. Vão participar crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

O 1º Festival de Boi-Bumbá de Mestre Damasceno também vai garantir acessibilidade no espaço do evento para pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida, idosos e gestantes. Haverá um espaço destinado exclusivamente para esse público. Serão 30 cadeiras, em local sinalizado e com suporte de dois monitores no apoio.

Leia também: