Belém foi palco da abertura do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), na noite da última quarta-feira (8). O evento, o maior do gênero no país, será realizado até este domingo (12), e vai trazer uma explosão cultural das mais diversas artes para a capital paraense.
A abertura foi no Hangar Centro de Convenções, onde acontecerá a maior parte da programação. O MICBR é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e Organizaação dos Estados Ibero-Americanos (OEI)I, com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale, além do apoio da Prefeitura de Belém.
20 milhões de dólares até 2024
Durante a programação, são aguardados 450 empreendedores que participarão das rodadas com perfis de compradores ou vendedores, realizando cerca de 2 mil reuniões de negócios ao longo dos três dias. A estimativa é de que sejam gerados 20 milhões de dólares em negócios até o final de 2024.
A ministra da cultura, Margareth Menezes, destacou a relevância do evento, que durará três dias. “Estamos trazendo para Belém pela primeira vez o MincBr. Temos aqui a representação de 17 países que vieram participar desse encontro das indústrias criativas da cultura. Vamos ter um megaevento de cultura, parte central das políticas públicas do ministério”, afirmou Margareth.
Ao todo, 13 áreas de atuação do setor cultural foram contempladas: artesanato (21%), audiovisual & animação (21%), circo (20%), dança (20%), design (20%), editorial (20%), hip hop (20%), jogos eletrônicos (15%), moda (20%), museus & patrimônio (20%), música (21%), teatro (21%) e áreas técnicas (21%).
Criatividade emprega 7,4 milhões de pessoas
O presidente do Instituto Cultural da Vale, Hugo Barreto, ressaltou a potência que é a economia criativa. “A economia criativa no Brasil emprega mais de 7,4 milhões de pessoas. Aqui no Mincbr teremos a possibilidade de diálogos, trocas e encontros que contribuirão ainda mais para impulsionar esse crescimento. Estimulando a produção cultural e produzindo agentes culturais”, destacou Hugo Barreto.
Serão 89 painéis e oficinas, que acontecerão no Hangar, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, sempre a partir de 10h, com entrada gratuita, por ordem de chegada e sem necessidade de inscrição prévia. Já no domingo, 12 de novembro, o Mercado se desloca para o centro histórico de Belém, para uma programação imersiva em 30 espaços criativos do projeto Circular Campina Cidade Velha, das 8h às 20h.
“Festejar esse momento especial que Belém e o Pará vivem. Estamos cada vez mais emergindo nesse protagonismo das discussões sobre Amazônia, meio ambiente. Pela primeira vez o MincBR é feito fora de Brasília e a capital paraense foi a escolhida”, comentou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Participaram também da abertura o ministro da Cultura da Argentina, Tristan Bauer, e representantes da OEI.
Com informações: Agência Belém
Leia também:
Deixe um comentário