Um pescador de 49 anos foi resgatado por uma aeronave da Marinha do Brasil na noite desta sexta-feira (31), após apresentar sintomas de acidente vascular cerebral (AVC) em alto-mar. Manoel de Jesus Silva Garcia estava a bordo de um barco pesqueiro a cerca de 278 km da costa, ao nordeste de Belém, quando começou a sofrer paralisia nos membros superiores.
A tripulação da embarcação “Prosperando com Deus” acionou socorro via rádio por volta das 16h. Após uma avaliação remota de um médico do Hospital Naval de Belém, foi constatada a necessidade de um resgate aeromédico. Para a missão, uma aeronave UH-15 Super Cougar, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, foi enviada com uma equipe composta por pilotos, mecânicos, mergulhadores, um médico e uma enfermeira.
Ver no Threads
A operação de resgate foi desafiadora devido à forte chuva e à pouca visibilidade, uma vez que a aeronave chegou ao local já durante a noite. O helicóptero pairou a cerca de 50 metros sobre o barco, enquanto dois mergulhadores desceram ao mar para içar o paciente com segurança. Durante o voo de retorno, a equipe prestou os primeiros atendimentos, incluindo hidratação e monitoramento dos sinais vitais.
O helicóptero pousou na Base Aérea de Belém pouco antes das 21h, onde ambulâncias da Marinha e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) aguardavam para transferir o paciente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta.
Este foi o primeiro resgate noturno realizado com um helicóptero UH-15 na história da Marinha do Brasil. Segundo o Salvamar Norte, serviço responsável por operações de busca e salvamento na região, 59 pessoas já foram resgatadas em 2024 em diversas situações, como quedas na água, embarcações à deriva, colisões e naufrágios.
Leia também:
Deixe um comentário