Máquina do Governo do Estado é flagrada em descarte irregular de entulho no Conjunto Tapajós

As imagens captadas por câmeras de segurança são desta terça-feira (23) e mostram a máquina depositando entulho sobre o já existente nas vias, agravando ainda mais a situação.

maquinário do governo
Reprodução / Moradores

Nossa equipe recebeu denúncias de moradores do Conjunto Tapajós nesta terça-feira (23), acompanhados de registros de câmeras de segurança, que mostram o descarte irregular de entulho nas ruas. Segundo os denunciantes, a ação foi realizada por uma trator carregadeira identificada com o símbolo do governo do estado, estaria envolvida em uma obra próxima, na rua Rua Balmoral com rua Buriti.

As imagens mostram a máquina depositando entulho sobre o já existente nas vias, agravando ainda mais a situação. Um morador, que preferiu não se identificar, expressou sua preocupação

A situação do lixo ao lado da minha casa vem piorando desde janeiro deste ano. Estamos aguardando a prefeitura remover com esta nova operação de limpeza. Na rua atrás da minha casa, está em andamento uma obra do governo do estado. Em vez de removerem o entulho, eles despejaram ainda mais, prejudicando os moradores.

relatou um morador

Os moradores temem que o acúmulo de entulho facilite a entrada de criminosos em suas residências, já que pode facilitar a escalada sobre muros.

De acordo com a legislação, pessoas que descartam resíduos de forma irregular podem responder pelo crime previsto no art. 54 da Lei de Crimes Ambientais nº 9605/1998, com sanções que variam desde prisão até multas de até R$ 50 milhões. Em âmbito municipal, o Código de Posturas do Município de Belém estipula multa de R$ 607,97 para quem despejar lixo em locais inadequados, obstruindo passagens de pedestres ou veículos. A prefeitura é responsável por recolher até 0,5 metros cúbicos de entulho, essa medida de 0,5 metros cúbicos equivale a uma caixa d’ água de 500 litros.

No mesmo conjunto, nossa equipe registrou a existência da “praça do lixo”. Um local que antes era de lazer e que foi transformado em um local de despejo de rejeitos, trazendo diversos problemas para os moradores do Conjunto Tapajós.

Assista:

Após as denúncias feitas pelo Portal Estado do Pará Online, os moradores informaram na manhã desta quarta feira (24) que o entulho foi retirado e a rua foi limpa pela mesma empresa mencionada acima.

Em nota, a Ciclus Amazônia, empresa responsável pela coleta de lixo, informou que “iniciou o serviço de coleta de lixo doméstico em linha com o planejamento definido para toda a cidade em toda Belém. Sobre entulhos, estão sendo programadas ações específicas para o recolhimento desse tipo de material descartado, incluindo no bairro do Tapanã, onde o conjunto Tapajós está localizado A empresa trabalha de forma incansável, com contingente maior que o previsto para retirada dos resíduos que já estavam depositados em toda a cidade com a maior brevidade possível”, explicou.

Leia também: