Artistas do audiovisual residentes nos estados do Maranhão e Pará podem se inscrever gratuitamente até 24 de agosto para a primeira edição do MAPA – Mostra de Imagem em Movimento. O projeto selecionará dez criadores, entre individuais e coletivos, para desenvolver obras inéditas em formato vídeo mapping que celebram os 40 anos da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Cada artista receberá uma bolsa trimestral de R$ 18 mil, distribuída em três parcelas mensais de R$ 6 mil, durante setembro, outubro e novembro.

Destinado a artistas que trabalhem com vídeos, artes digitais, instalações e intervenções urbanas, o MAPA prevê um acompanhamento técnico e curatorial durante todo o processo de criação, que inclui pesquisas de campo e encontros virtuais e presenciais. As obras selecionadas terão seus direitos de exibição e reprodução cedidos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação do projeto, que será realizado com o apoio da Vale por meio dos Recursos para Preservação da Memória Ferroviária (RPMF).
Iniciativa que valoriza as culturas regionais, a seleção privilegiará artistas vinculados a uma das 27 comunidades ao longo dos trilhos da EFC, que ligam o terminal marítimo de Ponta da Madeira (MA) a Parauapebas (PA). O resultado será divulgado no site oficial do projeto em 29 de agosto. A mostra pretende resgatar memórias afetivas das décadas de 1980 a 2000, transformando as paisagens urbanas das três cidades em um espetáculo audiovisual a partir de 2026.
O MAPA reforça seu caráter democrático ao não exigir experiência prévia em exposições, buscando ampliar o acesso e a representatividade dos artistas da região Norte-Nordeste. Os interessados devem enviar seus portfólios e carta de apresentação no site mostramapa.com.br, onde também está disponível o edital completo e o formulário de inscrição.
Leia também:
Deixe um comentário