Manutenção dos carros de promessas do Círio começa nesta segunda-feira (4) - Estado do Pará Online

Manutenção dos carros de promessas do Círio começa nesta segunda-feira (4)

Revisões estruturais e pintura integram os trabalhos realizados pela Diretoria da Festa de Nazaré

A Diretoria da Festa de Nazaré inicia nesta segunda-feira (4) a manutenção dos 14 carros de promessas que irão compor a procissão do Círio de Nazaré 2025, marcada para 12 de outubro. Os reparos incluem revisão estrutural, ajustes nos pneus, retoques na pintura e vistoria completa. O prazo estimado para conclusão dos serviços é de 30 dias.

Durante o processo, a Berlinda, veículo que transporta a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, não passará por reparos estruturais. Segundo o diretor de procissões, Mário Tuma, será feita apenas uma limpeza geral, já que o cuidado com a Berlinda é diferenciado.

Fazem parte do conjunto da procissão os carros de Plácido, da Saúde, da Sagrada Família, Dom Fuas, o Cesto de Promessas, quatro Carros dos Anjos e cinco barcas com diferentes simbologias, como a Barca da Guarda Mirim e a Barca Portuguesa. Todos permanecem abrigados nos galpões da Companhia Docas do Pará até o evento.

Incorporado oficialmente em 1805, o Carro Dom Fuas foi o primeiro a participar da romaria. A Berlinda, introduzida em 1855, permanece como símbolo central da devoção paraense. Esculpida em cedro vermelho em 1964, ela é ornamentada com flores naturais e puxada pela tradicional corda conduzida pelos romeiros.

Leia também: